O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o setor de serviços no Brasil registrou um crescimento de 1,2% em julho em comparação com o mês anterior. Este é o segundo mês consecutivo de alta, e o setor estabeleceu um novo recorde histórico de atividade.
Em comparação com julho de 2023, houve um aumento de 4,3% no volume de serviços. No acumulado de 2024, a alta é de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o crescimento acelerou para 0,9%, comparado a 0,8% nos 12 meses anteriores.
O crescimento em julho foi impulsionado principalmente por três das cinco atividades analisadas. Entre elas, destacam-se os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 4,2%, e os serviços de informação e comunicação, com alta de 2,2%. As principais contribuições para esse crescimento vieram do agenciamento de espaços publicitários e da intermediação de negócios, além dos serviços de portais, provedores de conteúdo, telecomunicações e exibição cinematográfica.
Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, explicou que o bom desempenho das salas de cinema durante o período de férias escolares ajudou a impulsionar o setor.
No entanto, o setor de transportes teve uma queda de 1,5%, principalmente devido ao recuo no transporte dutoviário e rodoviário de cargas. Também houve uma leve variação negativa nos serviços prestados às famílias, com uma redução de 0,2%.
Para mais notícias e atualizações econômicas, continue acompanhando nosso blog.
Comments